Segurança também é assunto dos municípios

Segurança Pública é comumente tida como uma atribuição do Estado, mas a Plataforma 2018: Brasil do Amanhã entende que os municípios também devem se envolver na promoção da segurança. Para mostrar a viabilidade da participação dos municípios na redução da criminalidade, Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas (RS) apresentou o Pacto Pelotas pela Paz, baseado em três eixos de ação: repressão, fiscalização administrativa e prevenção durante o evento sobre Segurança Pública da Plataforma 2018: Brasil do Amanhã, que aconteceu na noite do dia 19 de fevereiro de 2018, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

“Nós temos um projeto de mão de obra prisional. Os presos em regime semiaberto trabalham em obras públicas, recuperam unidades básicas de saúde. Criamos uma fábrica de tubos de concreto para os presos em regime fechado, e as mulheres também vão usar o concreto para fazer obras de arte. Se a sociedade não abre portas para as pessoas, o crime e a violência permanecem sempre de portas abertas.", explicou Paula Mascarenhas, Prefeita de Pelotas (RS).

Veja propostas da Plataforma 2018: Brasil do Amanhã para a participação dos municípios na promoção da segurança pública:

  • Que sejam criadas secretarias de segurança pública locais para o desenvolvimento e coordenação de ações locais para a segurança.

  • Que a Guarda Municipal trabalhe de forma integrada com a Brigada Militar, tanto em planejamento quanto em execução de ações.

  • Que haja incentivo para que as empresas empreguem detentos e detentas em regime semi-aberto ou ex-detentos e ex-detentas de modo a evitar que voltem à criminalidade.

  • Que sejam desenvolvidas ações de prevenção em conjunto com as equipes de educação, saúde e assistência social para manter na escola jovens que são identificados pelos professores como em situação de risco de passar para a criminalidade.

  • Que o Estado esteja presente nas localidades de maior incidência de crimes com exemplos positivos para neutralizar o poder paralelo dos criminosos.

Saiba mais sobre como os municípios podem contribuir para a segurança pública na entrevista abaixo feita por Tatiana Maia Lins com a Prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas. 

Verde

Como os municípios atuam na Segurança Pública